Veja a importância do planejamento tributário para 2020

Resultado de imagem para planejamento tributário

A cada ano é de suma importância fazer um planejamento tributário para sua empresa, e 2020 não é diferente, então, é chegada a hora de decidir em que regime seu negócio deve ficar, assim, é importante fazer um planejamento tributário estratégico em conjunto com um profissional experiente da área contábil.

Sabemos que existem três regimes tributários utilizados pelas empresas, mas qual deles aderir: Simples Nacional, Lucro Presumido, ou Lucro Real?  Se você não pensou nisso ao longo de 2019, não se desespere. Ainda dá tempo de pensar em como fazer um planejamento tributário anual que reveja as estratégias fiscais exercidas até então.

O Contador e Consultor Valdivino Sousa, da Alves Contabilidade autor dos livros: Tributação das Pessoas Jurídicas na prática, como: Lucro Real, Lucro Presumido, Arbitrado e Simples Nacional, e do livro: Redução da carga tributária das empresas de forma lícita, ele explica que “por mais que os regimes tributários sejam cheios de burocracias e obrigações acessórias, é importante encontrar uma maneira, dentro dos meios legais, de obter um menor tributo fiscal em cima dos produtos e serviços oferecidos com base no ramo de atividade da empresa”.

Por que mudar de regime tributário?

Para a empresa mudar de regime tributário, antes de mais nada é de suma importância fazer um comparativo entres os três regimes: Simples Nacional, Lucro Presumido, ou Lucro Real. “Nuca devemos mudar de regime sem um planejamento tributário, para verificar em qual regime é mais viável para cada empresa, só assim analisamos em qual deles a empresa paga menos tributos, a elisão fiscal é legal dentro da legislação tributária”, ressalta Valdivino Sousa.

Qual a importância do planejamento tributário?

A principal importância do planejamento tributário é a revisão visando redução de tributos, ou seja, é uma alternativa de mudança de opção tributária, por isso a empresa não deve renunciar a um comparativo com as diversas opções de regime sem antes avaliar se é possível evitar custos extras de fluxo de caixa. Ou seja, o próximo passo é comparar os regimes tributários.

Atualmente o regime mais adotado por micro e pequenas empresas ainda é o Simples Nacional. Ele contempla empresas com receita bruta anual de R$ 4,8 milhões em 2019 e é mais simplificado que os demais, mas nem sempre é mais adequado em termos de economia tributária, pois o mesmo tributa as empresas com base na área de atividade e se tiver funcionário os encargos podem ser mais oneroso.

Outras opções são o Lucro Presumido e o Lucro Real. No primeiro, como o próprio nome diz, as margens de lucro são presumidas (32% para atividades de prestação de serviços e 8% para as comerciais). Já no Lucro Real, a tributação é calculada sobre o lucro líquido do período de apuração, considerando valores a adicionar ou descontar conforme as compensações permitidas pela lei.

Microempreendedores também podem formalizar sua empresa através do MEI. No Portal do Empreendedor, você encontra todos os detalhes e dúvidas frequentes sobre o regime!

Ter um contador é imprescindível

Para fazer um planejamento tributário de sucesso e analisar cada cenário em todos os modelos de tributação possíveis é importante ter o apoio de um profissional contábil.

“Cada empresa tem um perfil único como localização de clientes e fornecedores, produtos e suas classificações e operações fiscais, preponderância de atividade (comércio, serviço e indústria), sua forma de atuação (tradicional ou digital como e-commerce) e custos com pessoal”. Explica Valdivino Sousa.

Quanto maior for a empresa e mais complexa a sua atividade (vários tipos de produtos e serviços), mais trabalhoso será para rever a gestão da carga tributária e diminuir o impacto desse custo no orçamento, além de demandar mais do profissional de contabilidade.

Envolva sempre o contador nas decisões estratégicas! Quando esta tarefa é terceirizada é importante que você e a contabilidade tenham um canal direto de contato e alinhem bem os objetivos do negócio.

 

watsap

Contatos: 11 3229-9277 Cel Watsapp 11 -9.9608-3728

E-mail: alvescontabilidade@uol.com.br

Nosso site: https://www.alvescontabilidade.com.br

 

Comente

É Professor, Contador, Bacharel em Direito, Matemático, Pedagogo, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Possui mais de 20 anos de experiência na área Contábil, desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade e Consultoria Tributária. Jornalista Mtb 60.448, Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais. Alves Contabilidade Site: www.alvescontabilidade.com.br E-mail: alvescontabilidade@uol.com.br Site: www.matematicosousa.com.br E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – 9.9608-3728 Currículo Lattes http:http://lattes.cnpq.br/2301086202428804

Marcado com: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*