Alves Contabilidade Igrejas e Centros Religiosos

Como abrir uma igreja ou centro religioso?

Índice do Conteúdo

Quem trabalha na área contábil sabe que as entidades religiosas, conhecidas como entidades sem fins lucrativos têm suas peculiaridades, uma delas é a imunidade e isenção tributária. Porém uma igreja, ou centro religioso deve-se fazer sua contabilidade e declarar as obrigações acessórias junto ao fisco, bem como cumprir a legislação trabalhista.

 Mas hoje, vou abordar sobre a engenharia de constituição, pois bem, quando falamos em “igreja”, a natureza jurídica é Organização Religiosa e abrangem os templos de qualquer culto, centros religiosos independente de sua crença, ou . Neste sentido cabe ressaltar a importância de um escritório especializado nessa área, senão pode acontecer de elaborar um estatuto nos moldes de uma associação, mesmo que o Código Civil permite, mas o correto é o estatuto ser regido como uma Organização Religiosa com fundamento no inciso IV do art. 44 da Lei 10.406 do Código Civil Brasileiro de 10/01/2002.

A existência de uma entidade religiosa no mundo jurídico

 A igreja, enquanto entidade religiosa, para existir no mundo jurídico precisa se materializar por intermédio de procedimentos definidos pela legislação pertinente, a qual exige básica e fundamentalmente: a) o Registro de sua Fundação e Constituição da perante o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica e b) o Credenciamento de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) perante a Receita Federal.

No que toca ao registro, a Lei dos Registros Públicos, Lei 6.015/73 é quem rege a matéria, especialmente, do registro dos atos das organizações religiosas, inclusive, a sua fundação e alterações posteriores.

Abertura de Igreja inicia-se com a Ata de assembleia junto com o Estatuto Social e demais documentos exigidos pela legislação. Registro em Cartório, Inscrição no CNPJ e em outros órgãos cabíveis.  Inicia-se uma reunião ou Ata de assembleia, a qual seja, “constituição da entidade religiosa”, com a indicação do horário e data.

Feito isto, a assembleia ou reunião que promoverá a fundação e constituição da igreja deve se debruçar sobre:

  1. Definição e aprovação da diretoria e nomeação de seu presidente ou diretor
  2. Definição do nome da igreja;
  3. Definição e aprovação do Estatuto da Igreja.

Neste particular, o art. 46, inciso II da Lei 10.406/02 deve ser observado, por isso, a imprescindibilidade da confecção de lista geral dos presentes à reunião ou assembleia de fundação e constituição da respectiva igreja.

Na lista mencionada deve constar a qualificação completa dos presentes, a saber: nome completo sem abreviações, nacionalidade, estado civil, profissão, endereço residencial, número da cédula de identidade e CPF, bem como os presentes devem assina-la, sem a necessidade do reconhecimento de firma.

Enfim, com a ata de fundação e constituição, lista geral dos presentes e estatuto da igreja leva-se ao registro perante o Cartório de Pessoa Jurídica da Jurisdição do local onde funcionará a igreja, geralmente pelo presidente, ou pelo escritório contratado.

Após análise minuciosa pelo oficial de cartório, se não houver equívocos (incoerências de ordem lógica, vícios e erros grosseiros de português, correta nominação das qualificações das documentações pessoais, entre outros apontamentos que podem ocorrer) nos respectivos documentos, ocorrerá normalmente o registro da igreja.

Após decidir abrir uma igreja, ou centro religioso, ou fundar seu próprio ministério é de suma importância contratar um escritório especializado no assunto, pois deve seguir algumas etapas.

 Etapas da abertura de uma Igreja ou centro religioso:

 Elaboração da Ata;

  1. Elaboração do Estatuto social;
  2. Registro no Cartório;
  3. Inscrição no CNPJ junto a Receita Federal;
  4. Visto/assinatura de Advogado no Estatuto;
  5. Inscrição na Prefeitura;
  6. Alvará de funcionamento;
  7. AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

A Alves Contabilidade é um escritório especializado no atendimento às igrejas, Centros Religiosos, Ong e Associações. Há mais de 20 anos no mercado atendendo São Paulo, interior e outros Estados.

A Alves Contabilidade está localizada na Rua Brigadeiro Tobias, 247, Conj. 1219, Centro São Paulo –SP, Cep 01032-000.

Fones: 11 3229-9277   Cel Whatsapp 11-9.9608-3728

E-mail: alvescontabilidade@uol.com.br

 

A reprodução desta matéria é permitida desde que a fonte seja citada

 

Facebook Comments

Categorias:

Tags:

Últimas postagens:

Alves Contabilidade

Facilitador Contábil

Arquivos

Últimas postagens: