Alves Contabilidade Igrejas e Centros Religiosos

Obrigações Fiscais 2022 das Igrejas, Centros Religiosos, Ong e Associações

Índice do Conteúdo

Obrigações Fiscais 2022 das Igrejas, Centros Religiosos, Ong e Associações

Agenda tributária das entidades sem fins lucrativos das igrejas e Centros Religiosos tais obrigações são exigidas  anualmente, ou conforme o caso mensalmente como a DCTF, EFD, GFIP e eSocial.

O não cumprimento de tais obrigações a entidade sofrerá sanções, além de multas, como também a Receita Federal desabilita o CNPJ e passa a ficar como CNPJ inapto por omissões de declarações. Após isso, a própria Receita Federal com base no art. 48 da Instrução Normativa RFB nº 1.634/2016, da RFB nº 1.634/2016. Dará baixa no CNPJ por omissão contumaz, ou seja, o CNPJ da entidade será baixado de ofício.

Veja as obrigações a cumprir em 2022, das entidades sem fins lucrativos: Igrejas, Centros Religiosos, Ong e Associações.

Obs: Existem diferenças nos prazos e forma de entrega, sendo deve atentar pelos os prazos.

1) DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais;

2) EFD  – Contribuições Sociais;

3) ECF – Escrituração Contábil Fiscal.

4) GFIP  – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social;

5) RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;

DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais

A DCTF tem fundamento na IN 1599/2015, A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), tem o intuito de apresentar todos os valores pagos e devidos referente a impostos federais, como o IRPJ, IRRF, IOF, ITR, CSLL, PIS/PASEP e COFINS. Além disso, também é preciso constar informações sobre possíveis parcelamentos, compensações de créditos e suspensão da obrigatoriedade do crédito tributário.

 A entrega da DCTF deve ser mensal, via internet, direcionada às empresas optantes pelo Lucro Presumido e Lucro Real.

EFD Contribuições (Escrituração Fiscal Digital)

A EFD Contribuições (Escrituração Fiscal Digital) é o arquivo digital transmitido mensalmente pelos contribuintes para detalhar as operações sujeitas ao Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

A multa por atraso da EFD Contribuições ocorrerá quando a transmissão do arquivo digital for feita após o 10º (décimo) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente ao mês de referência da escrituração digital.

As penalidades referente ao atraso na entrega, ausência de entrega ou informações incorretas nos arquivos da EFD são regulamentadas pela Lei 8.218 de 1991, que foi alterada pela Lei 13.670 em 30 de maio de 2018 para abranger a utilização dos sistemas eletrônicos.

ECF – Escrituração Contábil Fiscal

 A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) surgiu no intuito de substituir a Declaração de Rendimentos de Pessoa Jurídica (DIPJ), que, até 2014, era obrigatória para as empresas optantes pelo Lucro Presumido, diante de uma obrigatoriedade devida à Receita Federal.

 Está prevista no artigo 57 da Medida Provisória 2.158-35 de 24/08/2001, e a penalidade para quem não cumprir, a multa é de R$ 500,00.

 DIRF Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte.

DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido, é uma obrigação tributária acessória devida por todas as pessoas jurídicas – independentemente da forma de tributação perante o imposto de renda, e também por pessoas físicas quando obrigadas a prestar as informações.

INSS: As Igrejas, Centros Religiosos, Ong e Associações, são obrigados (as) a descontar do funcionário, ou prestador de serviço o INSS, bem como o IRRF e recolher em nome do beneficiário.

GFIP  – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social.

GFIP – Guia de recolhimento do fundo de garantia do tempo de serviço e informações à Previdência Social – prevista   na Instrução Normativa RFB nº 971/2009 e Instrução Normativa RFB nº 925/2009.

RAIS – Relação Anual de Informações Sociais /eSocial

RAIS – Relação Anual de Informações Sociais. Conforme Portaria atual SEPRT 6.136/2020. A entrega da RAIS é obrigatória para todo estabelecimento inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica a entrega é anual.

 

A Alves Contabilidade é um escritório especializado no atendimento as Igrejas e Centros Religiosos.

Fones  11 -3229-9277 Cel e WhatsApp: (11) 9.9608-3728

Rua Brigadeiro Tobias, 247 – Conj. 1219 – Centro – São Paulo – SP – 01032-000.  Próximo a Praça do Correio e Metrô São Bento

 

Facebook Comments

Categorias:

Tags:

Últimas postagens:

Facilitador Contábil

Arquivos

Quantidade de Acessos

  • 114.984

RSS Conteúdo Contábeis

  • Acidente de Trabalho: Garanta Seus Benefícios com Documentação 16/07/2026
    Saiba como a documentação correta e a perícia do INSS são cruciais para garantir benefícios previdenciários em casos de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/78086/acidente-de-trabalho-garanta-seus-beneficios-com-documentacao/
  • CNPJ Alfanumérico: Receita Federal anuncia novo formato 15/07/2026
    Receita Federal emitirá CNPJ alfanumérico a partir de 2026 para novas inscrições. Entenda as mudanças, validade dos CNPJs atuais e como adaptar sistemas da sua empresa. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/78088/cnpj-alfanumerico-receita-federal-anuncia-novo-formato/
  • IA em PMEs: Mais Produtividade e Decisões Rápidas 15/07/2026
    Descubra como a Inteligência Artificial revoluciona PMEs, otimizando processos, reduzindo custos e acelerando decisões. Dicas para aplicar IA em sua empresa. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/artigos/78060/ia-em-pmes-mais-produtividade-e-decisoes-rapidas/
  • Riscos Psicossociais no PGR: STF Suspende Multa, Mas Não a Obrigação 15/07/2026
    Entenda a decisão do STF sobre a suspensão de multas para riscos psicossociais no PGR. Saiba por que empresas ainda devem adequar-se à NR-1 e evitar passivos. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/artigos/78087/riscos-psicossociais-no-pgr-stf-suspende-multa-mas-nao-a-obrigacao/

Últimas postagens:

Obrigações Fiscais 2022 das Igrejas, Centros Religiosos, Ong e Associações