Alves Contabilidade Igrejas e Centros Religiosos

Por que é importante contratar um contador para abrir uma igreja?

Índice do Conteúdo

Você decidiu abrir uma igreja e está empolgado com o início de suas atividades, e colocar seu projeto religioso em prática. No entanto, é importante lembrar que a regularização de uma instituição religiosa requer conhecimento especializado em contabilidade que atua na área.  Aqui neste ponto é importante contratar um contador, ou escritório especializado no atendimento às igrejas, pois este profissional saberá de todas as etapas para iniciar a abertura de sua igreja.

Muitos pastores optam por realizar o registro da igreja por conta própria, principalmente devido às restrições financeiras que muitas pequenas igrejas enfrentam. No entanto, essa decisão pode levar a gastos desnecessários e perda de tempo, pois existem algumas etapas que somente um Contador sabe fazer, por exemplo, fazer a viabilidade de autorização do endereço, fazer a inscrição no CNPJ, fazer a inscrição na prefeitura, etc.

Contar com um suporte de um profissional contábil especializado é suma importância.

É sempre importante ter um contador experiente na área, pois a falta de suporte de um profissional contábil especializado pode resultar em problemas administrativos no futuro, além disso, mais gastos. É comum que pastores utilizem modelos prontos de estatuto, ou ata, encontrados na internet ou em outras igrejas, o que pode não representar fielmente a visão e a realidade da sua própria igreja. Cada igreja tem seu projeto religioso, e deve elaborar seu próprio estatuto social relacionado a este projeto eclesiástico, pois  é nele que irá constar a forma de como a igreja irá atuar na prática.

Outro ponto equivocado após abertura da igreja

Um ponto equivocado é após abertura da igreja, achar que não precisa de um contador, entretanto, muitos pastores dispensam a contratação de um escritório, e busca ajuda de um membro do ministério que tenha conhecimentos de contabilidade. Porém, isso pode gerar complicações com a Receita Federal e a poderá ter problemas com o fisco.

Na maioria dos casos, o membro do ministério não consegue se dedicar integralmente às obrigações fiscais da igreja devido às suas próprias responsabilidades pessoais e profissionais. Isso pode resultar em multas e problemas com a Receita Federal devido a inconsistências nos relatórios financeiros da igreja ou à omissão de informações contábeis, fiscais e trabalhistas. E, muitas das vezes a pessoa não tem formação na área contábil, ou se possui formação, não tem conhecimento e experiência em gestão de igrejas.

Portanto, é fundamental contratar um escritório de contabilidade especializado em regularização de igrejas para evitar problemas futuros e garantir que a igreja esteja em conformidade com todas as obrigações legais.

Mas como abrir uma igreja corretamente e legalmente? 

A seguir veja as etapas para a regularização de uma igreja:

  1. Viabilidade e aprovação do nome e endereço pela Prefeitura;
  2.  Elaboração da Ata;
  3. Elaboração do Estatuto social;
  4.  Edital de Convocação;
  5.  Lista de Presença;
  6.  Termo de Posse;
  7.  Requerimento do cartório;
  8.  Registro no Cartório;
  9. Inscrição no CNPJ junto a Receita Federal;
  10. Visto/assinatura de Advogado no Estatuto.

Normalmente, o registro de abertura de uma igreja em média leva 15 dias, dependendo de fatores, a aprovação do endereço pela Prefeitura e o registro da documentação no cartório.

A emissão do CNPJ geralmente é feita em conjunto com o registro do Estatuto em cartório, pois a maioria dos cartórios brasileiros está interligada com a Receita Federal. No entanto, se o cartório da sua cidade não puder realizar essa emissão, será necessário que o escritório de contabilidade faça essa solicitação junto à Receita Federal.

Em resumo, a regularização de uma igreja é um processo burocrático que requer conhecimento especializado em contabilidade. Contar com o suporte de um escritório contábil é fundamental para evitar problemas, perda de tempo e custos desnecessários. Se você está pensando em regularizar sua igreja, entre em contato com um escritório de contabilidade especializado para obter orientação e suporte durante todo o processo.

Além das etapas mencionadas a igreja precisa fazer a inscrição na Prefeitura local, bem como tirar o alvará de funcionamento.

Alves Contabilidade é um escritório especializado no atendimento as igrejas e Centros Religiosos.

Fones  11 -3229-9277 Cel e WhatsApp: (11) 9.9608-3728

Rua Brigadeiro Tobias247 – Conj. 1219 – Centro – São Paulo – SP – 01032-000.  Próximo a Praça do Correio e Metrô são Bento.

 

Facebook Comments

Categorias:

Tags:

Últimas postagens:

Alves Contabilidade

Facilitador Contábil

Arquivos

Últimas postagens: