Alves Contabilidade Igrejas e Centros Religiosos

Escritório especializado: Como legalizar minha igreja e tirar o CNPJ

Índice do Conteúdo

A legalização de uma igreja envolve processos específicos que devem ser realizados para que a entidade religiosa possa existir no mundo jurídico. Um desses processos é o registro da fundação da igreja perante o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica. Além disso, é necessário fazer a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), junto a Receita Federal, bem como fazer a inscrição na Prefeitura local, e tirar os alvarás de funcionamento de corpo de bombeiros, etc.

Passos para registrar uma igreja

Para registrar uma igreja, é necessário seguir alguns passos: Veja as etapas:

De acordo com o Código Civil, Lei 10.406/02, é imprescindível qualificar os membros na ATA de Assembleia de Fundação, além disso, elaborar o Estatuto Social, Lista de Presença, Termo de Posse e o Requerimento de Cartório. Vale ressaltar que a qualificação completa engloba: Nome completo, nacionalidade, data de nascimento, estado civil, filiação, RG, CPF, profissão, e-Mail, e por fim, endereço completo com Cep.  A ATA e Estatuto social deve ser apresentado ao cartório de pessoa jurídica com firma reconhecida do presidente e secretário(a). Uma vez que os documentos sejam analisados pelo oficial de cartório e não haja erros ou equívocos, o registro da igreja será efetuado.

É de suma importância contratar um escritório especializado

Ao decidir abrir uma igreja, é crucial contratar um escritório especializado no assunto, pois esse escritório possui conhecimento e experiência para lidar com os processos específicos e atender às necessidades contábeis e jurídicas das igrejas.

A abertura de uma igreja envolve algumas etapas

A abertura de uma igreja envolve algumas etapas importantes, como escolher o nome da igreja fazer o pedido de viabilidade desse nome por meio da REDESIM. Além disso, é necessário elaborar a ata de fundação, além de outras etapas como mencionado anteriormente.

É recomendado contar com escritório especializado

Para facilitar todo o processo de legalização e registro de uma igreja, é recomendado contar com um escritório especializado no atendimento às igrejas e centros religiosos, q       ue oferece esta assessoria e acompanhamento durante todo o processo.

Normalmente, o registro de abertura de uma igreja em média leva 15 dias, dependendo de fatores, a aprovação do endereço pela Prefeitura e o registro da documentação no cartório.

A emissão do CNPJ geralmente é feita em conjunto com o registro do Estatuto em cartório, pois a maioria dos cartórios brasileiros está interligada com a Receita Federal. No entanto, se o cartório da sua cidade não puder realizar essa emissão, será necessário que o escritório de contabilidade faça essa solicitação junto à Receita Federal.

Em resumoa regularização de uma igreja é um processo burocrático que requer conhecimento especializado em contabilidade. Contar com o suporte de um escritório contábil é fundamental para evitar problemas, perda de tempo e custos desnecessários. Se você está pensando em regularizar sua igreja, entre em contato com um escritório de contabilidade especializado para obter orientação e suporte durante todo o processo.

Além das etapas mencionadas a igreja precisa fazer a inscrição na Prefeitura local, bem como tirar o alvará de funcionamento.

Alves Contabilidade é um escritório especializado no atendimento as igrejas e Centros Religiosos.

Fones  11 -3229-9277 Cel e WhatsApp: (11) 9.9608-3728

Rua Brigadeiro Tobias247 – Conj. 1219 – Centro – São Paulo – SP – 01032-000.  PróximoPraça do Correio e Metrô são Bento.

Facebook Comments

Categorias:

Tags:

Últimas postagens:

Alves Contabilidade

Facilitador Contábil

Arquivos

Últimas postagens: