Cumprimento da Legislação Contabilidade para o Terceiro Setor

Alves Contabilidade assessoria para Igrejas e Centros Religiosos

Destaque na prestação de serviços, as organizações para o terceiro setor atendem diversas necessidades da população nos segmentos em que atuam. Para que esse trabalho seja feito dentro da lei é essencial contar com cuidados da contabilidade para o terceiro Setor.

Para desenvolver suas atividades, estas entidades precisam de recursos que são obtidos, principalmente, por meio de doações do setor público ou privado, além de serviços prestados por voluntários.

Ao gerenciar os recursos arrecadados, as organizações devem otimizar suas aplicações, prestar conta dos valores aplicados em projetos e adotar métodos de controle financeiro.

Um dos pontos fundamentais é aplicação de um controle orçamentário, que só é possível com um serviço exclusivo de contabilidade para o Terceiro Setor. Como fazer isso de forma clara e objetiva, você confere a seguir.

Contabilidade para o Terceiro Setor: controle orçamentário

A utilização do controle orçamentário contribui para o controle dos resultados das entidades e dos projetos, por detalhar de modo claro as previsões de movimentações financeiras e os valores efetivamente empregados.

Além disso, esta prática atua como controle das receitas, despesas e investimentos que deverão ser seguidos em um determinado período, antecipando imprevistos que poderão comprometer o resultado e oferecendo auxílio para aplicação de ações preventivas.

Como já falamos no blog, ao contar com especialistas em contabilidade para o Terceiro Setor, a organização pode utilizar o orçamento – sem medo – para trazer credibilidade e transparência das informações aos gestores e apoiar as tomadas de decisões de médio e longo prazo.

Contabilidade para o Terceiro Setor: vantagens

Com o apoio das demonstrações contábeis, o orçamento da organização atua como uma ferramenta importante na projeção dos cenários a partir de dados previstos e ainda ajuda a obter comparações e aplicar da melhor forma possível métodos de gestão de recursos.

Junto com os especialistas em contabilidade para o Terceiro Setor, as organizações tendem a profissionalizar a gestão e informatizar a maioria dos controles.

Ações que fazem toda a diferença no resultado da administração da entidade e ajudam a levar o foco para o potencial das suas atividades com a sociedade.

Curiosidades da contabilidade no Terceiro Setor

Sabia que toda entidade do terceiro setor, como ONGs e Instituições, precisam tornar públicas o trabalho e os valores gastos em ações e projetos, determinadas inclusive pela legislação brasileira.

Agora você que trabalha nessa área, sabia que existe a possibilidade de fazer a contabilidade por centro de custo? Isso mesmo!

Ter um gestor responsável é super importante, porque facilita na análise dos investimentos e gastos em cada projeto ou ação, e ainda ajuda a controlar melhor o orçamento. Dá uma olhada no que dizem nossos clientes do terceiro setor sobre os serviços prestados por nossa equipe.

Fonte: Seteco

 

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *