Alves Contabilidade Igrejas e Centros Religiosos

Boletim Contábil Informativo – Dezembro de 2020

Índice do Conteúdo


Edição nº 12 – Ano 2020

Desconto salarial: Entenda o que é permitido

Entenda a diferença de descontos obrigatórios e opcionais para evitar passivos trabalhistas.

Para que o processo de admissão esteja bem definido, é importante que todas informações estejam claras e organizadas. Entre elas, as possibilidades de descontos salariais.

Há alguns descontos que são obrigatórios por lei. Já outros, só podem existir em caso de concessão e aceite do colaborador. Entenda quais são e evite passivos trabalhistas.

Descontos obrigatórios Leia mais…

Simples Nacional: Veja a lista de CNAEs permitidos

O CNAE define quais impostos e obrigações acessórias a empresa deve cumprir.

Para registrar sua empresa no Simples Nacional, é importante cumprir alguns critérios relativos ao porte da empresa, faturamento e verificar se a atividade que será desenvolvida pelo empreendimento está entre aquelas contempladas no regime.

Por isso, é importante que o empreendedor saiba o que é o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), onde estão todos os códigos de identificação das unidades produtivas do país. Essa é uma ferramenta que facilita o acesso à informação.

Desta forma, o interessado em empreender pode verificar quais são as atividades econômicas e critérios de enquadramento que são utilizados pelos órgãos da Administração Tributária brasileira.

Vale ressaltar que o CNAE se aplica a empresas privadas ou públicas, estabelecimentos agrícolas, instituições sem fins lucrativos e agentes autônomos (pessoa física). Leia mais…

Férias coletivas podem ser descontadas das férias individuais?

Especialista responde dúvidas sobre as férias coletivas dos funcionários registrados na CLT.

Férias coletivas são comuns nos finais de ano ou em períodos de crise, quando algumas empresas optam por suspender as atividades.

Por escolha do empregador, funcionários em situações diferentes acabam entrando em férias ao mesmo tempo, o que gera algumas dúvidas.

Confira a seguir as principais perguntas e respostas sobre essa modalidade específica de férias prevista na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Leia mais…

Veja 4 atitudes que podem melhorar suas finanças em 2021

Economistas e consultores explicam como podemos melhorar nossas finanças pessoais no próximo ano.

Dar uma olhada nas contas bancárias, poupança e dívidas pode provocar dor de cabeça em algumas pessoas, pois nem todo mundo gosta de realizar essas tarefas.

Mesmo que você não esteja passando por um momento financeiro ruim, apenas colocar as coisas em ordem e pensar na melhor maneira de atingir seus objetivos financeiros são missões que requerem um esforço considerável.

Assim, a BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC, perguntou a vários consultores quais são as melhores formas de aperfeiçoar a gestão dos seus recursos. Leia mais…

Modelo híbrido de trabalho ganha força nas empresas; Veja as vantagens e desafios

As principais dúvidas sobre o modelo de trabalho híbrido estão relacionadas ao controle da jornada, à segurança e à divisão de custos.

Com a pandemia, as empresas entraram nas casas de muitos profissionais de forma compulsória neste ano. Todos tiveram de se adaptar ao novo ambiente de trabalho.

Em alguns casos, não há previsão de volta para o escritório, mas, em outros, uma nova modalidade vem ganhando força: o modelo híbrido de trabalho, aquele em que o profissional trabalha de casa alguns dias, mas vai até o escritório da empresa em outros.

Uma pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half com 350 executivos mostra que 89% deles pretendem voltar ao escritório, mas vão permitir que suas equipes continuem trabalhando de casa ao menos parte da semana.

Os funcionários também demonstram interesse por esse modelo híbrido. Uma outra pesquisa da consultoria, desta vez com 800 profissionais, mostrou que 86% deles gostariam de trabalhar remotamente e com mais frequência do que antes da pandemia. Leia mais…

10 ideias de presente para melhorar a vida de quem está em home office

Confira algumas ideias para presentear amigos e parentes que estão trabalhando em casa, devido à pandemia.

O Natal está chegando e neste período muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que dar de presente para amigos e familiares. Neste ano, a pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de muitos brasileiros exigindo o distanciamento social e a adoção do trabalho remoto. Por isso, separamos 10 presentes que podem ser uma boa para quem está de home office. Confira:

1. Mouse e teclado sem fio

Para todas as pessoas que estavam acostumadas a trabalhar presencialmente em escritório, a mudança para o teclado e touchpad do notebook pode ter dificultado bastante. Ter em casa um mouse e teclado sem fio pode fazer com que o trabalho se torne mais confortável, pois você poderá posicioná-los no local em que for melhor para sua postura e posição.

No site da Americanas.com, por exemplo, o kit com teclado e mouse sem fio da Dell é vendido por R$ 269.

2. Cadeira de escritório

Ainda sobre postura e trabalho confortável, uma das principais mudanças no surgimento do home office que pode ter afetado a qualidade de trabalho é a cadeira na qual as pessoas se sentam para produzir. Cadeiras de escritório costumam ser ergonômicas e mais confortáveis, diferente das cadeiras que as pessoas costumam ter em suas casas. Leia mais…

Como identificar se um boleto é verdadeiro ou falso?

Entenda como não cair em golpes com boletos fraudados.

Atualmente, o Banco Central exige que todos os boletos sejam registrados. Então, todos precisam passar pelo processo de registro, pois não é possível realizar o pagamento de um boleto que não passou por esse processo.

Com o registro, o boleto é associado a informações como como o nome e o CPF ou CNPJ do beneficiário. Consultar esses dados é a única maneira realmente eficaz de detectar uma fraude. Sempre que você realizar o pagamento do boleto por um canal digital – como internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico –, as informações do beneficiário devem ser exibidas na tela. Você deve conferir todos os dados apresentados pelo banco com muito cuidado antes de confirmar o pagamento. Leia mais…

Podcast: Como fazer um planejamento tributário para 2021?

Especialista explica os segredos de um bom planejamento tributário.

Elaborar um planejamento tributário traz inúmeros benefícios, como a redução dos custos, recolhimento devido dos impostos, melhoria dos resultados e até evitar  possíveis multas.

Neste podcast, Danilo Campos, contador e proprietário da DWC Contábil, explica como fazer um planejamento tributário para 2021. Saiba como analisar e trazer mais ganhos para a sua empresa ou cliente. Dê o play.

Ministério monta plano de ação contra impactos da Covid na economia.

O governo prepara uma nova rodada do programa de saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em 2021. A medida integra um plano de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

A ideia, segundo um dos formuladores do plano, é avaliar o cenário após a virada do ano, com possibilidade de anúncio de medidas a partir do final de janeiro.

Um membro da equipe econômica afirmou à Folha que há margem de recursos no FGTS para permitir uma nova rodada de retiradas. A medida não comprometeria a sustentabilidade do fundo.

Nesse caso, a ação seria voltada, principalmente, à classe média. No programa de saques deste ano, os mais pobres resgataram boa parte dos valores disponíveis nas contas e não conseguiram acumular saldo relevante. Leia mais…

 

Conteúdo extraído do site Portal Contábeis

 

Facebook Comments

Categorias:

Tags:

Últimas postagens:

Alves Contabilidade

Facilitador Contábil

Arquivos

Últimas postagens: