Alves Contabilidade Igrejas e Centros Religiosos

PEC da imunidade tributária amplia isenções para entidades religiosas

Índice do Conteúdo

Deputado Marcelo Crivella é autor da proposta – Foto: ZECA RIBEIRO/CÂMARA DOS DEPUTADOS – 28.11.2023

 

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa ampliar a imunidade tributária para templos religiosos avança na Câmara dos Deputados, após ser aprovada em duas comissões nesta terça-feira (27). A iniciativa, apresentada pela Bancada Evangélica e apoiada pela base governista, busca estender os benefícios fiscais já existentes para entidades religiosas e templos de qualquer culto.

Benefícios tributários incluem isenção sobre compra de bens e contratação de serviços

Além das regalias já usufruídas pelos templos religiosos, como a isenção de impostos sobre patrimônio, renda e serviços essenciais, a PEC propõe a isenção de tributos sobre a compra de bens e a contratação de serviços. Isso implica, por exemplo, na não incidência de impostos embutidos em contas de luz utilizadas pela igreja e materiais de construção para o templo.

Impacto fiscal calculado em R$ 1 bilhão não é considerado relevante pelo governo

Apesar do impacto fiscal estimado em R$ 1 bilhão decorrente da isenção proposta, o governo considera esse valor irrelevante. A medida visa não apenas ampliar os benefícios para entidades religiosas, mas também para as entidades sindicais e instituições sem fins lucrativos de educação e assistência fiscal.

Ampliação da imunidade tributária abrange também organizações assistenciais

Além dos templos religiosos, a medida prevê benefícios para organizações assistenciais e beneficentes ligadas às entidades religiosas, como creches, asilos, orfanatos e comunidades terapêuticas. Isso reforça o alcance social da proposta, que busca incentivar o trabalho assistencial desenvolvido por essas instituições.

Próximos passos incluem votação em plenário com necessidade de 308 votos favoráveis

Após a aprovação nas comissões, a PEC seguirá para votação em plenário. Para ser aprovada, a proposta necessita de, no mínimo, 308 votos favoráveis em cada uma das duas votações exigidas. Em seguida, o texto tramitará no Senado antes de eventuais sanções e promulgação.

Com informações TV Brasil e G1

 

 

Facebook Comments

Categorias:

Tags:

Últimas postagens:

Alves Contabilidade

Facilitador Contábil

Arquivos

Últimas postagens: